Consignado do INSS: governo volta a divulgar taxas de juros, inclusive para quem recebe BPC/Loas

Aposentados, pensionistas e quem recebe algum tipo de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder consultar a partir do próximo dia 12 as taxas de juros e encargos cobrados pelos bancos nas operações de crédito consignado. Os percentuais — tanto de empréstimo pessoal quanto dos cartões de crédito e de benefício com desconto em folha – ficarão disponíveis no aplicativo e site do Meu INSS.
    Consignado do INSS: após redução no teto de juros, bancos privados ainda não baixaram taxas
    Empréstimo consignado: bancos concedem crédito que o cliente sequer pediu
A publicidade dos percentuais segue as instruções de uma portaria publicada em junho pelo órgão. O texto determinava que, em 90 dias, as instituições financeiras que operam no setor teriam que repassar ao governo as seguintes informações:
    Taxas de juros mensal e anual
    Data do primeiro desconto
    Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual
    Valor pago a título de dívida do cliente (saldo devedor original) quando a operação for de portabilidade ou refinanciamento
    Valor do imposto sobre operações financeiras (IOF) incidente sobre a operação
    Informação diária das taxas de juros ofertadas para as novas operações de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício
    Número da Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da Central de Atendimento (CAC)
Em agosto, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução na taxa de juros das operações de crédito consignado para beneficiários do INSS. Com a decisão, os juros máximos para empréstimos consignados a beneficiários do Instituto passou de 1,97% para 1,91% ao mês, enquanto a taxa do cartão de crédito consignado caiu de 2,89% para 2,83% ao mês.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, chegou a afirmar após a reunião que O objetivo é que o consignado acompanhe novas quedas da taxa básica de juros, a Selic:
“Nosso compromisso é que se houver nova baixa (da Selic) faremos uma reunião propondo nova queda nos tetos do consignado”, afirmou Lupi.
Queda nos juros: Bancos públicos reduzem taxas após corte na Selic, mas instituições privadas ainda avaliam mudanças
Como consultar?
A partir do dia 12 de outubro, os juros e taxas estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a opção mais vantajosa antes de contratar uma operação de crédito. No aplicativo ou site Meu INSS, ao selecionar o serviço “extrato de empréstimos”, basta clicar na opção “instituições e taxas”.   (G1)

https://extra.globo.com/economia/noticia/2023/10/consignado-do-inss-governo-volta-a-divulgar-taxas-de-juros-inclusive-para-quem-recebe-bpcloas.ghtml