Cabesp – Lamentável!
Nos últimos sete anos a Cabesp deixou de ser um plano de saúde voltado aos assistidos (associados e beneficiários) para se tornar numa entidade, embora sem fins lucrativos, acumuladora de reservas financeiras que atualmente somam 12 bilhões de reais, ou 2,2 bilhões de dólares. Ela abandou os objetivos para os quais foi criada.
Administrativamente fatos desagradáveis vêm acontecendo que comprometem o bom atendimento aos assistidos, dificultando as autorizações de procedimentos médicos consagrados tecnicamente, descredenciando médicos de renome em áreas especializadas, e impondo excesso de burocracia interna.
Os diretores e membros do conselho fiscal eleitos enfrentam vários obstáculos que criam inúmeras dificuldades no exercício de suas funções.
Recentemente a Diretora Presidente, valendo-se do voto de desempate, acatou a indicação do Banco Santander de pessoa não associada, afrontando e agredindo a literalidade de norma do Estatuto Social.
A Abesprev, Afabesp, Afubesp e entidades sindicais enviaram correspondência ao Conselho Fiscal da Cabesp, solicitando um posicionamento a respeito desse assunto, pois compete a ele examinar atos da Diretoria.
O Conselho Fiscal reunido em quórum suficiente pelos 03 membros eleitos pelos associados, desaprovaram a deliberação da Diretora Presidente relativa à irregularidade na nomeação da referida pessoa não associada ao Conselho Fiscal.
A Abesprev, imediatamente após à nomeação ajuizou ação pedindo a anulação do ato, estando “subjudice”, aguardando manifestação da Cabesp.
Assim que tivermos sentença de mérito, informaremos aos colegas.