Para tranquilidade de todos a Diretoria da Abesprev está atenta
A recente informação de que o Banco Santander vai retirar o patrocínio dos Planos I e II, e transferir a administração dos Planos V e Pré-75 do Banesprev para outra entidade chamada SANTANDERPREV, tem causado intranquilidade e preocupação entre os participantes de tais planos.
De início a Abesprev esclarece que pelos preceitos legais vigentes está assegurado a todos os participantes dos citados planos que não haverá interrupção ou redução no pagamento dos benefícios mensais, permanecendo inalterados os direitos de cada um enquanto não forem ultimadas as providências perante a PREVIC, o que demanda prazo razoável.
Nesse ínterim. a Abesprev irá questionar administrativamente perante a PREVIC a legalidade das pretensões do Banco Santander e ações judiciais serão também propostas objetivando impedir que tais ilegalidades sejam efetivadas.
Mesmo se eventualmente as pretensões do Banco sejam implementadas não haverá prejuízo algum aos aposentados que recebem seus benefícios complementares do Plano V e do Pré-75, cabendo a SANTANDERPREV cumprir o que dispõem os regulamentos de benefícios de tais planos, e para tanto a Abesprev estará atenta.
Quanto aos planos I e II, caso seja mantida a retirada do patrocínio pelo Banco Santander, a Abesprev prestará assistência na aferição dos valores que serão disponibilizados para cada um dos participantes, orientando-os tecnicamente como proceder na aplicação dos citados valores, e possibilitando seja feito aporte para a Mutuoprev – Entidade de Previdência Complementar, a fim de manter no máximo a perenidade do benefício mensal no valor atualmente pago, que será corrigido anualmente pelo rendimento do capital aplicado, e havendo sobra de recursos, estes serão repassados aos herdeiros ou dependentes declarados pelos participantes.