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Agosto Lilás: Ministério das Mulheres lança campanha de enfrentamento à misoginia

Campanha alerta sobre diversas situações de violência contra as mulheres e divulga canal de orientação e denúncias, o Ligue 180

Saber identificar sinais de risco e situações de violência é o primeiro passo para enfrentar a misoginia e construir um país mais seguro, justo e com igualdade para todas as mulheres. Com o objetivo de mobilizar a sociedade para esse propósito, o Ministério das Mulheres lança, nesta segunda-feira, 7 de agosto, a campanha nacional “Brasil sem violência contra a mulher. Brasil com respeito”.

A ação faz parte da programação do Agosto Lilás – mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Os materiais da campanha trazem as diferentes formas de violência – física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política, entre outras – e as desigualdades que as mulheres enfrentam em seu cotidiano. Também contempla a divulgação do Ligue 180, serviço público e gratuito do Governo Federal que informa, orienta sobre direitos e serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, acolhe e encaminha denúncias.

“A campanha mostra que a misoginia é a raiz de todas as formas de violência contra as mulheres e também das desigualdades de gênero. Com números tão graves de feminicídio e violência sexual no país, atingindo uma quantidade tão significativa de meninas, esperamos que, cada vez mais, todas as pessoas – e não apenas mulheres – saibam identificar e agir contra as diversas situações de misoginia presentes em nossa sociedade, seja buscando ou oferecendo apoio, seja denunciando”, comenta a ministra das mulheres, Cida Gonçalves.

O vídeo de 30 segundos traz frases com situações e mensagens nas quais a violência e a desigualdade podem estar presentes. Uma mulher se maquiando para esconder um machucado, outra que ganha 22% a menos que o colega homem, uma deputada ameaçada nas redes sociais e, na sequência, a mensagem em off  “Tem dúvida se algo passou do ponto?” Ligue 180. Informe-se, denuncie. Essas e outras situações estão presentes também em um spot para rádio, cards para redes sociais, cartazes e material impresso.

Parcerias

A campanha foi lançada com uma postagem sincronizada entre os ministérios do Governo Federal, às 9h, desta segunda-feira (7). As agências e as concessionárias do Ministério dos Transportes também veicularão as peças digitais e impressas em seus meios de divulgação, assim como os Correios, que distribuirão cartazes na sede da empresa em Brasília, suas 28 unidades regionais no país e agências. Os materiais impressos também serão distribuídos às secretarias da mulher nos estados.

Agosto Lilás

A campanha nacional Agosto Lilás foi criada para divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher. Durante todo o mês, o Ministério das Mulheres irá apresentar dados e informações para alertar a população sobre o papel de cada cidadã e cidadão no enfrentamento da violência de gênero e para lembrar da importância da Lei Maria da Penha (nº 11.340/06), que, em 2023, completa 17 anos.